A vida moderna, marcada por suas demandas incessantes e ritmo acelerado, tem desencadeado um aumento significativo nos casos de estresse crônico. Essa condição, muitas vezes subestimada, não apenas afeta a qualidade de vida, mas também desencadeia uma série de desequilíbrios no corpo, incluindo a disfunção hormonal, com ênfase especial no hormônio cortisol.
Na medicina funcional integrativa, reconhecemos a interconexão entre corpo, mente e ambiente e dessa forma, oferece perspectivas promissoras para compreender, diagnosticar e tratar efetivamente o estresse crônico.
Sintomas de estresse crônico:
- Fadiga persistente: O estresse crônico pode levar a uma fadiga constante, principalmente matinal. Indivíduos com alterações de cortisol costumam relatar dificuldade de acordar pela manhã.
- Problemas com o sono: Insônia é um dos grandes sintomas de indivíduos submetidos ao estresse crônico.
- Alterações de humor: Sintomas como irritabilidade, baixa resiliência a situações de estresse, ansiedade e humor deprimido são frequentemente encontrados em indivíduos com alteração de cortisol.
- Problemas digestivos: O estresse pode comprometer nossa digestão e também todo o nosso microbioma intestinal. Sintomas como excesso de gases, má digestão, dor abdominal são frequentes.
- Dificuldade de perda ou ganho de peso: O estresse nos coloca em uma situação fisiológica de “perigo iminente”. Nesse cenário, nosso organismo poupa energia na tentativa de se preparar para situações de estresse. Além disso, há um estímulo fisiológico de consumo de alimentos com alta densidade calórica (doces e gorduras), afim de acumular ainda mais fonte de energia.
- Redução do desejo sexual: Indivíduos estressados apresentam uma menor libido sexual. Isso ocorre devido ao impacto do cortisol nos demais hormônios sexuais, principalmente a testosterona.
Diagnóstico na Medicina funcional integrativa:
A abordagem integrativa busca entender as causas subjacentes do estresse crônico, personalizando o tratamento para cada indivíduo.
O diagnóstico envolve uma avaliação abrangente, considerando estilo de vida, dieta e saúde mental.
A avaliação do perfil hormonal, nesses casos, torna-se indispensável para a prescrição da terapêutica mais indicada.
Rumo à harmonia interior através da Medicina Integrativa
À medida que mergulhamos na intricada teia entre estresse crônico e medicina integrativa, torna-se evidente que esta abordagem integral oferece um farol de esperança para aqueles que buscam não apenas aliviar sintomas, mas também reconstruir um equilíbrio perdido.
Se ao longo desta leitura você se viu reconhecendo os sinais e sintomas descritos, é hora de considerar um passo em direção à mudança.
Marcar uma consulta médica com um profissional especializado em medicina integrativa pode ser o ponto de partida para uma jornada de cura e renovação.
Esteja aberto para explorar abordagens terapêuticas que vão além do convencional, buscando não apenas tratar, mas compreender as raízes profundas do estresse crônico.
Sua jornada de bem-estar começa agora.